Um incêndio na subestação da Sterlite Power, na localidade de Costão, no interior de Estrela (Vale do Taquari), deixou mais de 70 mil associados da Cooperativa Certel sem fornecimento de energia elétrica. As chamas consumiram uma casa de máquinas na manhã desta quarta-feira (17). O problema foi solucionado ao longo da tarde, segundo a assessoria de imprensa da cooperativa.
Ao todo, foram atingidos 45 municípios nos vales do Taquari, Rio Pardo, Caí e na Serra. Lajeado é a cidade com maior número de consumidores, onde estão mais de 20 mil cooperativados.
Segundo a Certel, cerca de 60 funcionários trabalharam na normalização dos serviços e no atendimento aos clientes que buscavam informações sobre a retomada do abastecimento.
Incêndio
Por volta das 10h, o Corpo de Bombeiros foi acionado por conta de um incêndio na subestação localizada no interior de Estrela. A corporação informou que o fogo consumiu por completo a casa de maquinas, onde ficavam transformadores de energia.
A estimativa inicial era de que o problema poderia não ser solucionado ainda nessa quarta, mas, por volta das 16h, todos os pontos de energia elétrica voltaram a ser abastecidos nas 45 cidades afetadas.
Confira a nota da cooperativa
A Certel informa aos seus associados que o defeito, causado por incêndio esta manhã na Subestação da Sterlite Power, em Costão, Estrela, está totalmente resolvido. Em torno de 70 mil associados da Certel, presentes nos municípios dos Vales do Taquari, Caí e Rio Pardo, foram afetados pelas mais de cinco horas de interrupção do fornecimento de energia elétrica.
O presidente da Certel, Erineo José Hennemann, juntamente com os diretores e demais profissionais da cooperativa, atuaram incansavelmente para que a solução surgisse com a maior rapidez. Mesmo não sendo problema da Certel, e de acordo com a Legislação do Setor Elétrico Brasileiro, os associados que tiveram algum prejuízo em razão desta falta de energia, podem entrar em contato com os telefones gratuitos 0800 510 6300 ou 0800 520 6300, ou pelo WhatsApp 0800 510 6300. A Certel agradece pela compreensão de seus associados.