A partir da próxima semana, duas escolas municipais de Santo Antônio da Patrulha, no Litoral Norte, voltarão a receber os estudantes em sala de aula. As instituições retomarão o ensino presencial depois de ficarem fechadas por conta do temporal que atingiu o município no último domingo (19).
As escolas de Ensino Fundamental Nossa Senhora da Medianeira, na localidade de Boa Vista, e Ângelo Tedesco, no bairro Assis Brasil, tiveram grande parte dos telhados arrancados pela força do vento. Com isso, a água da chuva entrou nos prédios, alagando as salas de aula. Ao longo de toda a última semana, portanto, os alunos receberam atividades de forma on-line.
Conforme a secretária municipal de Educação, Josélia Fraga, foram colocadas novas telhas que protegem as escolas em dias de chuva. Assim, a expectativa é de que os estudantes possam retornar já na segunda-feira (27):
— A nossa meta é seguir trabalhando até domingo para que, na segunda-feira, possamos regularizar as aulas presenciais. Na próxima semana os alunos estarão voltando para sala de aula.
No entanto, a prefeitura prevê que será necessário fazer obras mais significativas na Ângelo Tedesco e em uma outra escola, a Nossa Senhora de Fátima, no bairro Jaú - esta não precisou suspender aulas presenciais, mas teve sua estrutura prejudicada pelo temporal. Nos dois casos, será preciso fazer uma reforma elétrica e mudar toda sustentação dos telhados. Assim, os alunos dessas duas instituições de ensino terão suas rotinas alteradas nas próximas semanas:
— O setor de engenharia está fazendo o projeto de reforma, e depois teremos mais um período para contratar o serviço. Ainda estamos estudando o que faremos com os alunos quando forem feitos os trabalhos, se ficarão no formato on-line ou se será feito algum outro processo. Estamos construindo possibilidades para não nos afastarmos deles, porque são regiões fragilizadas. Ou realocamos as crianças, ou ao menos asseguramos a alimentação.
No total, 13 das 28 escolas municipais foram atingidas pelo temporal. No entanto, a maior parte delas pôde seguir recebendo os alunos durante a semana.
Um relatório elaborado pela prefeitura e pela Defesa Civil aponta que 135 casas foram danificadas, sendo que cinco tiveram perda total. Mais de 9,8 m² de lonas foram distribuídos. No total, foram 351 pessoas afetadas.
Quem puder contribuir com doações pode procurar o Corpo de Bombeiros da cidade, localizado na RS-030. É possível doar alimentos, colchões, móveis e telhas.