Um posto de combustíveis de Rio Grande foi autuado e multado nesta quinta-feira (19) por vender etanol adulterado. A irregularidade foi descoberta durante fiscalização do Procon do município em parceria com a Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).
Além da multa pela alteração na fórmula do etanol oferecido, o estabelecimento também foi autuado por não possuir um profissional para realizar a aferição da qualidade dos combustíveis, o que, segundo o Procon, é obrigatório por lei.
O problema no etanol foi identificado a partir do cálculo de densidade, que apontou uma quantidade considerada ilegal de outros produtos misturados ao álcool. Os agentes lacraram a bomba e proibiram a utilização do produto. A ANP ainda coletou uma amostra para análise.
Ao todo, foram quatro estabelecimentos visitados pelos órgãos. Todos foram escolhidos a partir de denúncias ou reclamações por parte dos consumidores. Nos demais locais, não foram encontradas irregularidades.
Monitorando
De acordo com o coordenador do Procon em Rio Grande, Douglas Cesar, outro problema que preocupa os órgãos de fiscalização é a elevação dos preços de forma indevida.
— Quando é anunciado o aumento do valor dos combustíveis, alguns postos de Rio Grande sobem o preço do litro sem ter comprado o combustível já nesse valor ajustado. Consideramos isso uma ilegalidade e que é ruim para o consumidor, que já paga a mais antes mesmo da recarga da bomba — explica.
Ainda conforme o coordenador, há casos em que os próprios motoristas desconfiam da diferença entre a quantidade abastecida e o preço cobrado depois de encher o tanque do veículo, por exemplo. Nesses momentos, o próprio consumidor já alerta o Procon de uma possível irregularidade no valor. Outro exemplo dado por Cesar é, embora menos comum, quando o carro passa a apresentar problemas no motor logo após ser abastecido.
Em Rio Grande, é possível que o consumidor participe e faça denúncias ou reclamações para o Procon. O contato pode ser feito por telefone, no número (53) 3233-8499, pelo WhatsApp (53) 99174-0462, pelo e-mail procon@riogrande.rs.gov.br ou presencialmente na Rua General Bacelar, 476, das 12h30min às 17h30min.