O Grupo RBS lançou na manhã desta segunda-feira (16) o Primeira Pauta RBS — projeto destinado a proporcionar vivências da atividade jornalística a quem ainda está na graduação e valorizar os futuros jornalistas no Estado. Uma das grandes novidades desta edição é a oferta de uma vaga de estágio na RBS a um dos cinco vencedores do projeto a partir da semana de imersão em outubro.
— Assim como as Olimpíadas, no ano passado não tivemos o Primeira Pauta. Esse ano, retomamos, mesmo que de forma online, para aproximar os gaúchos mais uma vez, como parte do nosso propósito e trazer os estudantes para conviverem com os nossos profissionais. Lembro que quando entrei no estágio, vivia isso, ouvia as vozes e reconhecia as pessoas. Esse ano será diferente, o projeto começou apenas com a Zero Hora, mas esse ano será com todos os veículos do grupo, jornalismo e esporte — disse Andressa Xavier, editora-chefe da Gaúcha e coordenadora do projeto em 2021.
O evento de lançamento do projeto contou com a presença dos cinco profissionais do Grupo RBS que estiveram em Tóquio para a cobertura dos Jogos Olímpicos. A apresentadora do Globo Esporte, Alice Bastos Neves, os comunicadores da Gaúcha Zé Alberto Andrade, André Silva e Rodrigo Oliveira, e o gerente-executivo de Esportes da RBS, Tiago Cirqueira, contaram os bastidores das Olimpíadas.
A cobertura olímpica do Grupo RBS envolveu mais de 100 profissionais, entre os cinco que estiveram no Japão e os que permaneceram em Porto Alegre. Entre boletins diários, transmissão de competições e programas ancorados diretamente de Tóquio, a Rádio Gaúcha somou mais de 80 horas de cobertura ao vivo sobre as Olimpíadas, incluindo 26 jogos transmitidos.
Como parte da cobertura multimídia, entre 23 de julho e 8 de agosto, os leitores de Zero Hora e GZH tiveram acesso a 15 cadernos digitais diários sobre os Jogos. Além disso, a cobertura diária de Zero Hora somou 108 páginas dedicadas ao tema, enquanto o Diário Gaúcho totalizou 31. No site, além dos factuais, dos especiais e das 21 medalhas ganhas pelos brasileiros, o conteúdo de Olimpíadas teve um total de 1,7 milhões de acessos entre site e app.
— O brilhantismo da cobertura está nas 100 pessoas que botaram todo o nosso conteúdo no ar. O nosso planejamento começou há bastante tempo, quando a gente estruturava a nossa cobertura e foi até dias antes de a gente embarcar, com todos os departamentos juntos, unindo a empresa. Isso nos possibilitou estar em Tóquio e produzir os conteúdos que a gente produziu. Éramos a única rádio do Brasil a estar em Tóquio, nos vendo do lado da Globo e da Bandsports. Isso foi a confirmação do nosso investimento no esporte, de produção de conteúdo esportivo. Não poderíamos deixar de estar lá, foi uma Olimpíada histórica e única — afirmou Tiago Cirqueira, gerente-executivo de Esportes da RBS.
Ao todo, as transmissões especiais de Olimpíadas na RBS TV impactaram 2,6 milhões de telespectadores somente na Grande Porto Alegre. Durante a cobertura, seis a cada 10 domicílios da região que estavam assistindo TV aberta estavam sintonizados na RBS TV. De gaúcho para gaúcho, Alice Bastos Neves entrou ao vivo nos telejornais diretamente de Tóquio em 49 vezes.
O webinar desta segunda-feira foi aberto para o público em geral e mostrou aos estudantes de jornalismo como funcionam as grandes coberturas jornalísticas, como Olimpíadas, Copas do Mundo e eleições. As inscrições para o Primeira Pauta RBS vão até o dia 19 de setembro.
Na etapa inicial, realizada pela internet, o candidato deve enviar um vídeo respondendo à pergunta "por que eu quero participar do projeto jornalístico Primeira Pauta RBS?". O vídeo precisa ter entre um e dois minutos e deve conter a apresentação do inscrito e a resposta.
O conteúdo deverá estar disponibilizado em uma plataforma online (YouTube, Vimeo, etc.) e o candidato deve enviar o link do vídeo no formulário de inscrição, que já esta disponível em GZH. Clique aqui para ler o regulamento completo.