Depois de negociações entre empresa e funcionários, o transporte aquaviário entre Rio Grande e São José do Norte, no sul do Estado, teve a grade de horários retomada nesta quarta-feira (18). Desde a última quinta-feira, o número de travessias havia sido reduzido como forma de protesto dos trabalhadores pelo não pagamento dos salários de julho.
A decisão de retomar as linhas foi firmada após promessa da empresa Transnorte, responsável pelo serviço, de quitar os pagamentos até esta sexta-feira (20). Na segunda-feira (16), 50% do valor já havia sido pago.
Com isso, a tabela ficou organizada com viagens a cada 40 minutos nos períodos de pico e, com intervalo de uma hora, entre as viagens nos períodos de menor movimento do dia. Caso o pagamento não aconteça, os funcionários ameaçam reduzir os horários novamente.
Na semana passada, uma paralisação chegou a ser feita pelos trabalhadores que impediram a saída das embarcações na Estação Hidroviária de São José do Norte. Já no início desta semana, com o cumprimento da metade dos salários, as linhas foram retomadas, ainda que em um intervalo de duas horas. Com horários reduzidos, houve registro de tumultos nas estações e lanchas no topo da lotação, com mais de 220 passageiros em uma única viagem.
Ao todo, de segunda a sábado, a lancha realiza 42 viagens por dia. Nos domingos e feriados, são 32 travessias.