Pela primeira vez desde o início da pandemia, em março de 2020, o Hospital Universitário da Universidade Federal do Rio Grande (HU-Furg) ficou um dia sem ter pacientes internados com covid-19, seja em leitos clínicos ou em Unidade de Terapia Intensiva (UTI). O registro aconteceu da tarde da última sexta-feira (13) até o sábado (14), quando uma paciente precisou dar entrada em um leito de enfermaria, quebrando a trégua.
Com a diminuição das internações em razão do coronavírus, o hospital retomou as atividades da Unidade de Clínica Cirúrgica nesta segunda-feira (16). O espaço era utilizado como enfermaria emergencial para covid-19 desde 14 de dezembro de 2020. São 20 leitos com suporte ventilatório disponibilizados no local.
Em Rio Grande, conforme informações do painel de monitoramento do governo estadual, a ocupação geral de leitos de UTI adulto estava em 60% nesta manhã, com 37 das 55 unidades intensivas ocupadas. Em relação a leitos clínicos, a lotação era bem menor: 21%, com apenas 10 dos 46 sendo utilizados por pacientes.
O HU-Furg segue com leitos de atendimento exclusivo covid-19, sendo quatro na UTI pediátrica, três na enfermaria pediátrica, um na UTI neonatal, dois na maternidade e seis no pronto-atendimento para casos de coronavírus. No local, há também duas salas de emergência com suporte intensivo. Assim, são oito leitos com capacidade de operar ventiladores mecânicos.
Além dos leitos exclusivos para covid-19, o HU-Furg segue disponibilizando leitos de isolamento em todas suas unidades de internação, que podem ser utilizados para atender pacientes com o novo coronavírus. Como o hospital não possui espaço físico para ampliar a estrutura, essas alterações são feitas constantemente para garantir equilíbrio ou prioridade entre leitos para covid e outras finalidades.