Com a intensificação das baixas temperaturas neste inverno, começam a aparecer pinguins no Litoral Sul do RS. Na última semana, um deles, da espécie pinguim-de-magalhães, foi encontrado na praia do Cassino, em Rio Grande. O animal foi encaminhado para o Centro de Reabilitação de Animais Marinhos (Cram) da Universidade Federal do Rio Grande (Furg) para receber tratamento.
Conforme a oceanóloga do Cram, Paula Canabarro, é comum que animais dessa espécie apareçam na região neste período do ano.
— É a espécie mais comum de aparecer no Litoral Sul. Eles se reproduzem na Argentina, no litoral da região da Patagônia e nas Ilhas Malvinas nos meses de primavera e verão. Já no outono e no inverno, eles migram ao litoral brasileiro e podem chegar até a costa dos Estados do sudeste — explica a especialista.
Em situação normal, os pinguins sequer se aproximam de áreas mais rasas e permanecem no mar. Por isso, os que aparecem na praia geralmente estão debilitados por algum motivo.
— Eles costumam chegar na praia cansados, magros ou hipotérmicos e são encaminhados para o centro de reabilitação. Nós reestabilizamos a temperatura corporal e regularizamos a alimentação para tentar recuperar as condições vitais do animal — afirma Paula.
No caso do pinguim mais recente, trata-se de um animal que está no primeiro ano de vida, considerado "juvenil". Em razão da idade pequena, ainda não é possível afirmar se é um indivíduo macho ou fêmea.