Acompanhado de fortes rajadas de vento, o temporal que atingiu parte do Rio Grande do Sul desde a noite de quarta-feira (23) causou estragos em Santa Maria e em outros municípios da Região Central. De acordo com o Corpo de Bombeiros, ao menos quatro árvores caíram sobre residências nos bairros Carolina, Passo D'Areia, Juscelino Kubitschek e João Goulart.
Segundo a corporação, os moradores foram orientados a ir para casa de familiares. Uma das famílias atingidas não quis sair, para tentar salvar alguns móveis e pertences.
Já conforme a Defesa Civil de Santa Maria, houve ainda um caso de árvore que caiu sobre fios da rede elétrica e de um telhado que ficou sobre um carro no bairro Novo Horizonte. Segundo o órgão, foram 16 chamados devido a destelhamento de casas — ao menos quatro ficaram alagadas.
Até a manhã desta quinta-feira (24), foram distribuídos 120 metros de lonas. A Defesa Civil estima que o vento ultrapassou os 70 km/h na cidade.
Também foram registradas quedas de árvores em rodovias da região. Na RS-287, em Camobi, uma delas bloqueou o cruzamento da via por volta das 4h30min — às 6h, o trânsito já havia sido liberado.
Ainda durante a madrugada, uma árvore caiu na BR-158, entre Santa Maria e Itaara, mas, segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), não houve bloqueios no local.
No Clube 21 de Abril, no bairro Itararé, um dos pontos de vacinação contra a covid-19 em Santa Maria, chegou a faltar energia elétrica. A RGE conseguiu restabelecer o serviço, mas a prefeitura realocou a aplicação das doses para o Clube Dores.
Praticamente todas as regiões do município tiveram registro de algum transtorno, seja alagamento, destelhamento, queda de árvore ou falta de energia elétrica.
Ainda na Região Central, outras cidades também registraram estragos. Em Silveira Martins, um pavilhão teve parte do telhado arrancado pelo vento, e em Nova Palma, foi uma estufa de hortifrutigranjeiros.
O tempo deve seguir instável na Região Central nesta quinta-feira. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), que emitiu alerta, há risco de temporal com queda de granizo, descargas elétricas e rajadas de vento de até 100 km/h. Em Santa Maria, os termômetros variam de 14°C a 19°C.