O forte vento que marcou o domingo (23) e persistiu nesta segunda-feira (24) no Rio Grande do Sul ainda deixa consumidores sem luz. Segundo a Companhia Estadual de Energia Elétrica (CEEE), as equipes seguem trabalhando para restabelecer o fornecimento nas próximas horas.
Ao todo, são 35,6 mil clientes sem energia elétrica no Rio Grande do Sul até a noite desta segunda. De acordo com a concessionária, a área mais prejudicada está no Litoral Norte, com 18,2 mil clientes sem fornecimento. Há ainda afetados no sul do Estado, somando outros 8,4 mil pontos sem energia. Os demais clientes no escuro estão em pontos isolados.
Como o vento persistiu durante todo o dia provocando estragos, a CEEE relata que enquanto a energia era restabelecida em algumas localidades, havia falta em outras. Isso acabou reduzindo o ritmo de normalização, conforme a CEEE.
A coordenadora da equipe da Sala de Situação do governo estadual, ligada à Secretaria do Meio Ambiente, a meteorologista Cátia Valente, diz que as estações do Litoral Norte — de Torres e Tramandaí — estão sem dados sobre a ventania.
Ela destaca que a parte leste do Estado foi uma das mais afetadas pelo ciclone extratropical que chegou ao Rio Grande do Sul no fim de semana. De acordo com a Somar Meteorologia, nas cidades de Cambará do Sul e Rio Grande, os ventos chegaram a 74,2 km/h e a 70,2 km/h, respectivamente, no domingo.