A formação de um ciclone extratropical entre o Rio Grande do Sul, o Uruguai e o oceano ocasionou intensas rajadas de vento em todo o Estado durante o último final de semana e a manhã desta segunda-feira (24). De acordo com a Somar Meteorologia, nas cidades de Cambará do Sul e Rio Grande, os ventos chegaram a 74,2 km/h e a 70,2 km/h, respectivamente, no domingo (23).
Carine Gama, meteorologista da Somar, explica que a borda do ciclone atingiu a faixa leste do Rio Grande do Sul e, por isso, as maiores velocidades foram registradas em municípios da Serra e do Litoral. Ainda no domingo, outras cidades tiveram rajadas intensas, como Rio Pardo, chegando a 68,8 km/h, e Santa Vitória do Palmar, com 67,7 km/h. Em Porto Alegre, os ventos foram de 51,8 km/h.
— O ciclone está em formação desde sábado (22), mas o pico dele foi entre domingo e esta segunda, com maior intensidade ao longo do domingo no Uruguai e entre domingo à noite e segunda de manhã sobre o Rio Grande do Sul — salienta Carine.
Nesta segunda, a maior velocidade seguiu sendo registrada em Cambará do Sul, com 71,6 km/h. Santa Vitória do Palmar teve rajadas de até 65,9 km/h, enquanto em Rio Grande os ventos foram de 64,1 km/h. Já na Capital, durante a madrugada, a ventania chegou a 50 km/h na região do Aeroporto Internacional Salgado Filho, segundo a estação automática do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
A condição, entretanto, não deve se estender durante a semana. De acordo com a meteorologista, o ciclone já está se afastando da costa em direção ao alto mar, o que fará com que as rajadas diminuam bastante na terça-feira (25), não havendo previsão de ventos fortes para o dia.
Carine também ressalta que a velocidade dos ventos já está começando a enfraquecer em algumas regiões. Em Porto Alegre, por volta das 13h, as rajadas haviam diminuído para 39 km/h.
A previsão indica que a ventania seguirá durante a tarde, mas deve perder ainda mais intensidade à noite. Na terça, pode haver rajadas moderadas principalmente pela manhã, porém, os ventos não devem chegar a 50 km/h. Para exemplificar a redução, a meteorologista cita Santa Vitória do Palmar, onde os ventos chegaram perto dos 70 km/h tanto no domingo quanto na segunda-feira:
— Será um dos municípios onde mais vai ventar no período da manhã na terça-feira, e as rajadas previstas são de 45 km/h.
Na Capital, os ventos devem chegar a somente 37 km/h no começo da manhã.