Correção: segundo a assessoria de imprensa da empresa, a estátua da loja da Havan em Capão da Canoa mede 20 metros de altura e pesa 3,6 toneladas, e não 35 metros de altura e oito toneladas, como informado nesta matéria entre 10h29min e 15h58min. O texto já foi corrigido.
A "Estátua da Liberdade" da Havan de Capão da Canoa, no Litoral Norte, caiu nesta segunda-feira (24) devido ao forte vento que atingiu o município. Ninguém ficou ferido no incidente.
A loja fica na margem da Estrada do Mar, na entrada secundária da cidade. A estátua caiu sobre um poste de energia elétrica, que acabou atravessando a estrutura — que também teve uma das mãos quebrada.
O monumento tem 20 metros de altura e pesa mais de três toneladas. A réplica é um dos símbolos da rede de lojas.
O estabelecimento foi inaugurado em janeiro deste ano. Em nota, a Havan confirma que "os problemas foram ocasionados em razão de uma forte ventania" nesta segunda-feira.
"Apesar dos estragos no monumento, felizmente não houve feridos. A equipe de engenharia da Havan já está providenciando os reparos", diz o texto.
Ciclone extratropical
Os bombeiros de Capão da Canoa receberam dezenas de ligações sobre queda de fios de luz, galhos de árvores e até de incêndio em vegetação devido a curto-circuito na rede elétrica. A CEEE, no boletim do final da manhã, informou que havia cerca de 58 mil clientes sem luz no Estado em razão da ventania, a maior parte estando no Litoral Norte.
Coordenadora da equipe da Sala de Situação do governo estadual, ligada à Secretaria do Meio Ambiente, a meteorologista Cátia Valente diz que as estações da região — de Torres e Tramandaí — estão sem dados de vento porque não estão fazendo este tipo de medição há algum tempo. Contudo, ela destaca que a parte leste do Estado foi uma das mais afetadas pelo ciclone extratropical que atingiu o Rio Grande do Sul no fim de semana.
Em Rio Grande, as rajadas atingiram uma velocidade de 70 km/h, uma das mais fortes. Apesar de o ciclone estar se afastando do Estado, a costa ainda é a localidade mais atingida, e os ventos fortes seguirão nesta segunda-feira, segundo Cátia, oscilando entre 60 km/h e 70 km/h.
— São sistemas bem comuns nesta época do ano e são responsáveis por rajadas e esses ventos fortes no Estado — diz Cátia.