Símbolo da rede varejista Havan, a réplica da Estátua da Liberdade da loja de Capão da Canoa, que caiu em razão do vento no Litoral Norte nesta segunda-feira (24), foi removida no final da manhã e encaminhada para reparos, segundo a assessoria de comunicação da empresa. Não há detalhes sobre a operação para retirada ou previsão de quanto tempo deve durar o conserto.
Peso e estrutura
Com peso de 3,6 toneladas, a réplica tem 20 metros de altura, fora a base de 10 metros. Ela foi construída em fibra de vidro por uma empresa de Camboriú, em Santa Catarina. A fabricação demora em torno de 25 a 30 dias, envolve seis empresas e 50 colaboradores, segundo a assessoria de imprensa da Havan.
Há pelo menos 65 réplicas decorando lojas pelo Brasil, seguindo o mesmo padrão construtivo. A primeira foi inaugurada na cidade catarinense de Brusque em 1995.
Simbologia
A ideia surgiu em 1994, quando um menino encontrou o empresário Luciano Hang no estacionamento de uma loja. Na época, a rede já tinha a fachada inspirada na Casa Branca, e a criança lançou a ideia de ter também a Estátua da Liberdade de Nova York. Hang já contou a colunista de GZH Giane Guerra que a estátua "representa o liberalismo econômico e a liberdade do cidadão", fatores que, destacou, ele "sempre defendeu".
Ainda de acordo com a assessoria de imprensa, a instalação da estátua está prevista no projeto de implantação de cada loja, e portanto teve autorização “de todos os órgãos competentes" na cidade. Mas a assessoria de comunicação não respondeu se foram apresentados estudos vinculados à resistência a vento forte. A prefeitura de Capão da Canoa confirma que o procedimento para liberação da estátua é a aprovação do projeto junto com a responsabilidade do técnico contratado pela empresa - o licenciamento ocorreu em março do ano passado.
Já o Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer) informa que a estátua foi colocada a uma distância considerada adequada da Estrada do Mar, sem apresentar riscos aos motoristas, e destaca que a queda não atingiu e não afetou em nada a rodovia.