O temporal que atingiu o município de Lagoa Vermelha por volta das 20h de segunda-feira (1º) causou alagamentos em diversos pontos da cidade de cerca de 27 mil habitantes. A água invadiu casas e provocou transtornos em ruas e rodovias. A BR-285, na entrada da cidade foi alagada por conta de uma tubulação — que cruza a rodovia, e que concentrou acúmulo de água . O bairro Rodrigues, localizado nas proximidades da estrada foi o mais prejudicado. Segundo a prefeitura, 40 famílias ficaram desalojadas.
De acordo com o coordenador da Defesa Civil de Lagoa Vermelha, Admilson Ferreira da Silva, os bairros Centro e São Sebastião também estão entre os que mais contabilizam prejuízos.
— Temos muitas pessoas fora de suas casas, foram abrigados em casas de parentes e amigos. Muitas pessoas perderam tudo. No bairro Rodrigues, alagou as casas quase até o teto — relata o coordenador.
O prefeito do município, Gustavo Bonotto (PP), afirma que as 40 famílias atingidas estão abrigadas em casas de parentes e amigos. A prefeitura faz ações para abastecê-los com alimentação. A maioria é morador do bairro Rodrigues, onde a água chegou a atingir dois metros de altura.
— Foi uma altura que nós não havíamos visto ainda no município, as pessoas perderam todos os pertences, móveis, eletrodomésticos. Houve quedas de barreira e, por isso, hoje efetuamos um intenso trabalho de limpeza na cidade — cita.
A chuva durou cerca de duas horas e atingiu aproximadamente 140 mm.