Um dia após a forte chuva que atingiu o município de Santa Cruz do Sul, no Vale do Rio Pardo, e alagou ruas e causou transtornos aos moradores, a prefeitura se concentra em fazer a limpeza da cidade e a remoção dos entulhos.
O temporal começou por volta das 18h30min de quinta-feira (28) e, em cerca de uma hora, o volume teria chegado a pelo menos 100 milímetros — equivalente a pouco menos de dois terços da média do mês, que é de 159 milímetros, de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
— Essa água que passou foi arrastando tudo, deixando um mar de coisas estragadas — disse a prefeita da cidade, Helena Hermany, em entrevista ao Gaúcha Atualidade, da Rádio Gaúcha, na manhã desta sexta-feira (29).
Helena resumiu a situação do município na manhã desta sexta como "um caos". Disse que, com o escoamento da água, há "um rastro de lama, folha, entulho":
— A cidade está com aspecto desolador.
De acordo com a prefeita, a água da chuva correu pelas ruas centrais da cidade, invadindo também muitas lojas e comércio. No interior do município, no entanto, o temporal não teve tanta intensidade, e não há registros de estragos.
Quem precisar de ajudar, pode entrar em contato com a prefeitura pelo telefone (51) 3713-8201.