O corpo de um jovem de 19 anos foi encontrado no Rio Caí ao meio-dia desta quinta-feira (31). Leonardo da Silva Trindade se afogou na localidade de Arroio do Ouro, em Vale Real. É a quarta morte do tipo na região no mês de dezembro.
O resgate foi feito por três mergulhadores do Corpo de Bombeiros Voluntários de São Sebastião do Caí, em apoio aos Bombeiros Voluntários de Bom Princípio. A equipe foi acionada por volta das 10h da manhã. No local, as buscas levaram cerca de meia hora. Segundo Anderson Jociel da Rosa, comandante dos Bombeiros de São Sebastião do Caí, Trindade acabou se afogando em um poço de cinco metros e meio de profundidade.
Aos bombeiros, o pai da vítima relatou que ele foi até o local para pagar uma promessa. O familiar tentou resgatá-lo quando viu que estava se afogando, mas não teve sucesso. Trindade era natural da fronteira, mas morava em Antônio Prado, na Serra.
Os outros afogamentos ocorreram em 15 de dezembro, de um homem de 56 anos em um balneário da localidade de Vila Rica, em Harmonia; no dia 20, um rapaz de 25 anos, na localidade de Picada Cará, em Feliz; e Natal (25), um homem de 38 anos morreu na localidade de Caí Velho, em Bom Princípio.
Rosa estima que 90% das vítimas de afogamento neste rio são pessoas de outras regiões, que não conhecem o local. Ele relata que as águas do Caí parecem calmas, mas acabam enganando os banhistas, por apresentarem poços profundos, muitas vezes entre rochas onde se dá pé, com a formação de redemoinhos.
- Não era o caso hoje, mas muitas vezes as pessoas ingerem bebida alcoólica e é quando ocorrem acidentes. Então nossa orientação é: não vão para locais que não oferecem segurança e onde não tem uma ação preventiva de proteção - acrescenta.