Por causa da previsão de tempo instável nos próximos dias, a Defesa Civil de Santa Catarina emitiu alerta para o "risco muito alto de deslizamento" no Alto Vale do Itajaí. A região foi a mais atingida pelo temporal que ocorreu na madrugada desta quinta-feira (17).
De acordo com boletim emitido às 17h pela Defesa Civil, ao menos 12 pessoas morreram na região devido à chuva. Dos óbitos, nove ocorreram em Presidente Getúlio, que está em estado de calamidade pública, dois em Rio do Sul e um em Ibirama, que decretou situação de emergência.
— As ruas viraram rios e a força da água foi arrastando casas, muros, árvores e carros. Foi como um tsunami, levando casas inteiras com os moradores dentro. Ainda não foi possível calcular o prejuízo, mas é imenso. A cidade está destruída. O momento é de abrigar as pessoas e atender as famílias das vítimas — relata o prefeito de Presidente Getúlio, Nelson Virtuoso (MDB).
A Defesa Civil também emitiu alerta de risco alto de deslizamento no Baixo Vale do Itajaí e Grande Florianópolis.
Nesta quinta-feira, ao menos 11 cidades registraram estragos devido ao temporal. O órgão ressalta, no entanto, que como "as estruturas viárias e de comunicação foram severamente atingidas", dificultou o levantamento das informações e a confirmação de danos e prejuízos.