A forte chuva que atingiu Santa Catarina entre a noite de quarta (16) e a madrugada desta quinta-feira (17) deixou ao menos 12 mortos, no Vale do Itajaí. De acordo com o diretor de risco da Defesa Civil do Estado, Felipe Gelain, cerca de 20 pessoas estão desaparecidas.
Nove das mortes ocorreram na cidade de Presidente Getúlio, a mais atingida pelo temporal. Duas vítimas são de Rio do Sul e uma de Ibirama, onde casas foram levadas pela força da água.
Os estragos foram registrados em ao menos 11 cidades, sendo que Presidente Getúlio e Rio Sul decretaram estado de calamidade pública.
"O momento é de solidariedade com todas as vítimas. Estamos trabalhando desde as primeiras horas, e nossas equipes já estão no local para levar auxílio para aqueles que foram atingidos em Santa Catarina. A situação ainda é de cautela com novos temporais, por isso, é importante que a população se mantenha atenta aos alertas da Defesa Civil", afirmou o governador catarinense, Carlos Moisés.
Segundo o portal G1, o acesso a Presidente Getúlio — que fica a cerca de 80 quilômetros de Blumenau — chegou a ficar bloqueado devido aos deslizamentos de terra. O comandante dos bombeiros voluntários da cidade, Alex Lima, afirmou que a situação na região "é caótica".
Em entrevista à Rádio Gaúcha, o comandante do Corpo de Bombeiros de SC, coronel Cesar Nunes Assunção, falou sobre a situação no Estado, principalmente no Vale do Itajaí.
— A cidade de Presidente Getúlio é muito montanhosa, então tem uma ocupação isolada (…) Houve uma resposta inicial dos bombeiros voluntários, que foram acionados, e tomamos pé da situação por volta das 4h. São cerca de 170 bombeiros indo para lá — informou, em entrevista ao programa Gaúcha Atualidade.
Ouça a entrevista:
Outras cidades catarinenses enfrentam problemas devido a alagamentos e deslizamentos de terra. Em Aurora, por exemplo, o rompimento de um lago atingiu diversas residências.
Conforme a Defesa Civil, foram 125 milímetros de chuva em apenas seis horas. O previsto para todo o mês de dezembro é de 153 milímetros, conforme o órgão.