A chuva forte que caiu no domingo (13) afeta o serviço em hospitais de Porto Alegre nesta segunda-feira (14). No Hospital Conceição, uma calha transbordou e permitiu a entrada de água no laboratório de microbiologia de análises clínicas da instituição. Segundo a assessoria do hospital, equipes de manutenção foram acionadas ainda no domingo. Haverá atraso, ainda impreciso, na entrega de resultados de exames do laboratório, mas nenhum material colhido foi afetado pela chuva. Dois equipamentos foram substituídos por precaução no local. Outras áreas do Conceição não foram gravemente afetadas.
Já no Hospital Independência, a infiltração da chuva derrubou parte do teto de gesso e alagou o andar térreo. A área de internação e UTI, incluindo o chamado Anexo Covid, não foram afetados. Porém, o alagamento atingiu o ambulatório e o corredor das salas de raio X, tomografia e ecografia, além de áreas administrativas. De acordo com o diretor do hospital, Ângelo Chaves, em torno de 130 consultas agendadas para esta segunda-feira estão sendo remarcadas. Os pacientes estão sendo avisados da nova data. O hospital já está realizando reparos para tentar normalizar os atendimentos nesta terça-feira (15).
No norte do Estado, no município de Carazinho, o telhado da unidade básica de saúde do bairro Passo D'Areia foi arrancado com o temporal. As telhas atingiram uma casa vizinha ao posto, que foi danificada, mas não houve feridos. De acordo com a Secretaria de Saúde de Carazinho, o posto está fechado e o atendimento será realizado em outra unidade nesta semana.