A prefeitura de São Pedro do Sul, na região central do Rio Grande do Sul, irá investigar suposta irregularidade em produtos usados na limpeza do Hospital Municipal Doutor Getuinar D'Ávila do Nascimento. A empresa responsável pela higiene do local, que começou a prestar o serviço no mês passado, já foi notificada. O hospital é o mesmo que registrou um surto de coronavírus em agosto. As informações são da RBS TV.
A denúncia da suposta adulteração nos produtos de limpeza partiu dos funcionários do hospital. Eles desconfiaram que o líquido estava modificado por causa do cheiro, que era diferente dos produtos usados antes.
A Comissão de Controle de Infecção Hospitalar diz que tinha odor forte de hipoclorito de sódio - substância que a Agência Nacional de Vigilância Sanitária proibiu de usar em hospitais.
Conforme o enfermeiro infectologista Angelo Ramos Júnior, o produto não tem efetividade para matar vírus e bactérias:
— O produto é permitido para uso em casa, mas não em hospitais. A limpeza não é 100% porque no momento que se mistura água sanitária com outro produto, ela perde a efetividade pela metade.
Técnicos da empresa que faz os produtos analisaram o material que estava no hospital e concluíram que não era o original. Eles compararam com o conteúdo de uma embalagem lacrada, e chegaram a essa conclusão pelo aspecto e pelo cheiro do produto.
A empresa que presta os serviços de limpeza é de São Pedro do Sul e venceu uma licitação para trabalhar para o município. O contrato começou no mês passado, e deveria durar um ano. Agora, será aberto um processo administrativo para que tudo seja apurado. Se for constatada a existência de irregularidades, pode haver uma rescisão contratual. A Câmara de Vereadores de São Pedro do Sul também abrirá uma CPI para apurar as supostas irregularidades.
A administração da SOS Serviços de Apoio a Gestão em Saúde Limitada, que presta os serviços de limpeza do hospital afirma que também irá apurar os fatos, mas que não irá tomar providências antes de saber o que aconteceu.
Hospital registrou surto de coronavírus em agosto
Em agosto, 17 profissionais de saúde contraíram o coronavírus no hospital. Nesta terça-feira (8), todos os funcionários fizeram novamente o teste. Não há confirmação se a contaminação se deu por causa dos produtos de limpeza supostamente alterados. O que se sabe é que eles não teriam efetividade para combater o coronavírus.