A recente troca de empresas que prestam serviço de transporte público municipal em Alegrete está causando problemas para usuários da passagem antecipada. Os clientes estão desde o começo de setembro impossibilitados de utilizar os créditos que compraram quando o serviço ainda estava sob responsabilidade das empresas Vaucher e Nogueira.
A antiga concessionária deixou de realizar o serviço de transporte coletivo municipal no final de agosto, quando a Expresso Fronteira do Oeste venceu o processo de contratação realizado pela prefeitura de Alegrete. Um dos motivos da saída das empresas Vaucher e Nogueira foi a solicitação de aumento do valor da passagem durante a pandemia, o que não foi aceito pela prefeitura.
Os antigos créditos não estão sendo aceitos devido a um problema no sistema de bilhetagem da nova empresa, que é incompatível com o antigo. Aproximadamente R$ 180 mil em passagens, equivalente a R$ 3 por bilhete, estão indisponíveis para os usuários. Parte deste valor é destinado ao transporte de funcionários municipais.
Em contato com a reportagem de GZH, o prefeito de Alegrete, Marcio Amaral, orienta os clientes atingidos a procurarem o Procon do município para buscar o ressarcimento. O chefe do executivo municipal ainda busca a solução do problema junto às empresas, mas não descarta medidas judiciais para reaver os valores que estão bloqueados para utilização dos usuários.
O Sindicato dos Transportes Urbanos de Alegrete afirma que vendeu passagens até o dia 7 de agosto, válidas até o dia 31 daquele mês. A orientação é que os usuários que possuem créditos em haver peçam ao empregador para entrar em contato com o sindicato até a próxima sexta (25), apresentando nota fiscal. Os autônomos devem apresentar um recibo. As devoluções devem começar a partir de outubro.