O Ministério do Desenvolvimento Regional informou que liberou nesta segunda-feira (14) mais R$ 25,8 milhões para a obra de construção da barragem do Arroio Jaguari, iniciada em 2007. O plano é de que a barragem atenda parte da Fronteira Oeste do Rio Grande do Sul e beneficie cerca de 40 mil pessoas de São Gabriel, Lavras do Sul e Rosário do Sul.
A construção da barragem é marcada por paradas e recomeços há mais de dez anos devido a diversos empecilhos. Agora, está 63% concluída, segundo o governo do Estado, responsável pela execução dos trabalhos.
Ao todo, o governo federal já repassou mais de R$ 98 milhões para a barragem. Conforme a Secretaria de Obras, 99% dos gastos são custeados pela União e 1% pelo Estado.
Depois de pronta, a barragem deve atenuar os problemas de estiagem que frequentemente atingem os moradores da região e garantir irrigação de propriedades rurais locais.
A ideia é que, com a barragem, as águas sejam preservadas e mantidas na região para que as famílias locais sejam abastecidas.
— Além disso, o volume remanescente será usado como vetor de desenvolvimento, por meio do suprimento de água para um extenso perímetro de irrigação. Esta utilização permitirá a eliminação das perdas recorrentes dos produtores, ocasionadas pela falta de água — disse o ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho.