Pelo menos 10 pessoas foram presas por desacato de autoridade em mais um final de semana marcado por festas clandestinas e aglomeração em Pelotas. Operações integradas reunindo as forças policiais do município foram realizadas para o cumprimento da Lei da Máscara que está vigente desde julho.
Os comboios foram espalhados em pontos que costumam reunir aglomeração, como Praia do Laranjal, Avenida Duque de Caxias, no bairro Fragata, e Avenida Bento Gonçalves. Uma das equipes, formada pela Guarda Municipal e Patrulha Rural da Brigada Militar, atuou na região rural.
Entre as aglomerações, havia uma reunião de pessoas na Avenida Fernando Osório. As pessoas não utilizavam máscara e, no momento da abordagem, houve resistência, sendo necessário reforço policial. Outras duas festas foram flagradas pelos policiais. Uma delas em um bar, localizado na Cohab Tablada, onde foram efetuados nove autos de infração por aglomeração.
Já em outro evento ilegal, na região da Cascata, a festa clandestina reunia 50 pessoas, mas a polícia não conseguiu acesso ao local, por se tratar de uma residência privada. O responsável pelo evento foi autuado.
As multas em Pelotas variam entre R$ 117, para infrações mais leves, como a não utilização de máscaras em vias públicas, até R$ 1,176,90, considerada a infração mais grave, quando for descumprida duplamente a lei, como participar de uma aglomeração sem máscara.
Todas as pessoas detidas já foram liberadas.