O Hospital Tramandaí, no Litoral Norte, foi destelhado na madrugada desta quarta-feira (1º) com a força do vento que atingiu a região. A área atingida é uma enfermaria que abrigava pacientes pré e pós-cirúrgicos.
As telhas começaram a ser levadas por volta das 4h30min, quando fortes rajadas atingiram o hospital. Com isso, o telhado ficou descoberto e começou a chover em seis quartos.
Seis pacientes foram removidos para outros locais da própria instituição. Ninguém ficou ferido.
Administrador do Hospital Tramandaí - Fundação Hospitalar Getulio Vargas, Luís Genaro Figoli lamenta os seis leitos perdidos em meio à pandemia do coronavírus.
— Ficou só a chapa, mas está chovendo dentro, porque a água entra pela luminária. Dá para contornar, mas são 10 leitos a menos que vamos ter. Neste momento de pandemia, não podemos abrir mão. Vamos ter que recuperar o quanto antes —diz.
O local destelhado fica na esquina da Emancipação com a Atlântica. Algumas telhas voaram em outras áreas, mas não houve maior dano.
Um dos quartos visitados pela reportagem de GaúchaZH na manhã desta quarta tinha muita água acumulada no chão e cobertores estancando a água na porta, além de vidros quebrados. O colchão estava encharcado. Com a falta de luz na cidade, o hospital funciona com gerador.
O prefeito de Tramandaí, Luiz Carlos Gauto, disponibilizou equipes que já estão trabalhando no conserto do telhado. O prefeito de Imbé, Pierre Emerin, também colocou equipes da prefeitura à disposição para ajudar a recuperar o hospital o mais rápido possível:
— Nossa equipe está aqui para ajudar. São cerca de 50 homens e máquinas à disposição. Também faremos campanha para arrecadar materiais.
Na cidade, seis casas foram destelhadas próximo ao terminal turístico. Os moradores estão abrigados em casas de vizinhos e familiares. Outras residências também foram danificadas, mas o número ainda não foi contabilizado.
Além disso, árvores e postes caíram, e há muitos moradores sem luz.
Também no Litoral Norte, Capão da Canoa registra 50 casas destelhadas — os bairros mais atingidos são Santa Luzia, Araçá e Arco-Íris. Praticamente toda a cidade está sem energia, conforme a Defesa Civil, por conta dos postes caídos, que danificaram a rede elétrica.
O que diz a administração do hospital:
"O temporal da madrugada desta quarta-feira (1º) trouxe como consequência o destelhamento de parte do posto 4, no Hospital Tramandaí, onde ficam situados quartos de pré e pós cirurgia. Nenhum funcionário ou usuário ficou ferido. Seis pacientes que estavam no local foram realocados. As obras de reconstrução começam ainda nesta quarta-feira, segundo o diretor geral da Fundação Hospitalar Getúlio Vargas, gestora do Hospital."
Você presenciou os estragos do ciclone-bomba? Mande suas fotos e vídeos para nós pelo WhatsApp: 51 99667-4125. Não esqueça de enviar seu nome completo para que as imagens sejam devidamente creditadas.