Uma das festas mais tradicionais do Estado foi transferida devido à pandemia de coronavírus: a 36ª Oktoberfest de Santa Cruz do Sul acontecerá apenas em 2021. Uma reunião foi realizada na tarde de quinta-feira (16), quando ficou definido que não há condições para a realização do evento.
Localizado no centro da cidade, o Parque da Oktoberfest receberia o público entre 7 e 18 de outubro — o evento ainda não tem novas datas definidas. A escolha das soberanas, marcada inicialmente para 23 de agosto, também foi adiada.
A organização fica a cargo da Associação de Entidades Empresariais de Santa Cruz do Sul (Assemp). Em nota divulgada no site oficial da festa, o presidente da entidade, Eduardo Kroth, lamentou a decisão.
"Infelizmente, num ano tão complexo e desafiador, não teremos a Oktoberfest da forma tradicional como estamos acostumados. A Festa da Alegria, no Parque da Oktoberfest, fica para 2021", afirmou.
O tema da edição 2021 será o mesmo que seria usado em 2020: Família, Comunidade e Educação.
Adotada por inúmeros artistas durante a pandemia, uma live na internet deverá acontecer para quem quiser acompanhar a Festa da Alegria, com atrações que se apresentariam no palco do Parque da Oktoberfest. Segundo a Assemp, "o projeto foi apresentado para empresas patrocinadoras, e teve uma boa aceitação".
Procurada, a prefeitura confirmou o cancelamento, mas preferiu não se pronunciar sobre a medida.