Não haverá Oktoberfest na Alemanha neste ano. O anúncio foi feito pelo primeiro-ministro da Baviera, Markus Söder, e pelo prefeito de Munique, Dieter Reiter, em uma conferência de imprensa conjunta nesta terça-feira (21) e logo em seguida divulgada no site oficial do evento, um dos mais tradicionais do país.
O motivo é a pandemia do coronavírus:
— O risco é muito alto disse Söder. — É o maior e mais belo festival do mundo. Mas vivemos tempos diferentes. E viver com coronavírus significa viver com cautela — ponderou.
— Em 2021, provavelmente celebraremos juntos de maneira particularmente bela e intensa — completou.
O prefeito seguiu a mesma linha:
— É um dia um pouco triste. Não apenas por causa das muitas pessoas de Munique e Baviera que amam a Oktoberfest, mas também por causa da importância econômica para a cidade. A decisão não foi fácil, mas não queria mais dar esperança à população. Esperamos poder fazer isso juntos no próximo ano — disse Reiter.
A Oktoberfest ocorreria de 19 de setembro a 4 de outubro de 2020. Na segunda-feira (20), a Alemanha iniciou uma suspensão parcial das medidas de restrição, como a reabertura de lojas de menos de 800 metros quadrados. Mas as concentrações de mais de duas pessoas continuam proibidas e as pessoas devem obedecer uma distância mínima de um metro e meio nos locais públicos.