Caiu para 642 o número de pessoas desalojadas no Rio Grande do Sul após a passagem do ciclone-bomba sobre o Estado. Na tarde de quinta-feira (2), o número era de 1,1 mil pessoas fora de casa. Além dos desalojados, outras 38 pessoas estão desabrigadas — todas na cidade de São Sebastião do Caí, em razão da inundação provocada pela cheia do Rio Caí. Os dados estão no boletim da Defesa Civil divulgado na manhã desta sexta-feira (3).
Vacaria, na serra gaúcha, concentra o maior número de desalojas no Estado. Só no município, são 520 moradores que tiveram que sair de suas casas após o vendaval.
As demais cidades que ainda registram desalojados são Cacique Doble, Itatiba do Sul, Lagoa Vermelha, Ibiaçá, Capão Bonito do Sul e Muitos Capões. Ao todo, 2.384 edificações sofreram danos pelos fortes ventos ou pelas inundações.
Até agora, dois municípios decretaram situação de emergência — Iraí e Lagoa Vermelha — e mais seis fizeram o registro no sistema da Defesa Civil e podem vir a decretar emergência.