A chuva forte que acompanhou a passagem de um ciclone-bomba durante a noite de terça (30) e a madrugada desta quarta-feira (1º) no Rio Grande do Sul deixa cinco rios em condição de alerta. São os rios Ijuí, Taquari, Sinos, Caí e Gravataí, que seguem em elevação.
O monitoramento é da Sala de Situação da Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Infraestrutura (Sema).
Segundo a Sema, a situação mais preocupante é a do Rio Caí. Na estação de monitoramento Barca do Caí, em São Sebastião do Caí, o nível medido na manhã desta quarta-feira foi de 11m90cm — o nível normal aproximado é de 1m50cm.
O Rio Caí já atingiu casas que ficam nas proximidades e em bairros mais baixos. Segundo a Defesa Civil, 73 famílias foram removidas para um ginásio. A tendência pontuada por hidrólogos da Sema é de que ele se estabilize no início da tarde desta quarta.
No Rio dos Sinos, na estação de monitoramento de Campo Bom, o nível medido nesta manhã foi 5m75cm, quando o normal é aproximadamente 2 metros. A Sala de Situação pontua que o rio está nas proximidades de inundação neste trecho. O rio deve seguir em elevação ao longo do dia.
Também chama a atenção o nível do Rio Taquari, em Estrela. Os hidrólogos da secretaria pontuam que o nível do rio foi medido em 17m53cm, quando o normal é 12m50m.
O Rio Ijuí está com nível de 4m93cm, quando o normal aproximado é de 1m50cm. Já o Gravataí, na estação de monitoramento Passo das Canoas, apresenta nível de 3m21cm e o nível normal aproximado é de 2m.
Número de desalojados
Pelo menos 1.035 pessoas estão desalojadas em 16 cidades do Estado em razão dos estragos causados pelo ciclone-bomba. Em entrevista ao Gaúcha Atualidade, o coordenador da Defesa Civil estadual, coronel Júlio César Rocha Lopes, informou que as equipes do órgão estão nas ruas desde a madrugada, auxiliando os atingidos, com distribuição de lonas e orientação.
Você presenciou os estragos do ciclone-bomba? Mande suas fotos e vídeos para nós pelo WhatsApp: 51 99667-4125. Não esqueça de enviar seu nome completo para que as imagens sejam devidamente creditadas.