A comissão organizadora da Fenadoce, em Pelotas, mantém a intenção de realizar o evento no segundo semestre deste ano. A expectativa dos organizadores, que se reuniram nesta terça-feira (2) é de que, com uma possível flexibilização nos decretos municipal e estadual, nos próximos meses seja viável realizar a feira. O evento estava marcado para o final de maio e teve de ser adiado.
Os estandes em sua maioria já estão vendidos, e um possível cancelamento poderia gerar prejuízo para a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Pelotas, organizadora do evento, considerado o principal da região desde 1986.
Na semana passada, a Associação dos Municípios da Zona Sul enviou documento às prefeituras do sul do Estado recomendando o cancelamento de eventos que possam geral aglomeração em 2020. O texto assinado pelo presidente da entidade e prefeito de Arroio Grande, Luis Henrique Pereira, cita que, dependendo de alterações nos decretos municipais e estaduais, a recomendação pode ser atualizada.
Na região, pelo menos dois eventos tiveram suas edições canceladas, a Festa do Morango e da Pimenta, em Turuçu, e o Festival Reponte da Canção, em São Lourenço do Sul. A tradicional Semana Farroupilha de Piratini ainda não foi cancelada, mas a tendencia é pelo menos ter alterações na programação que costuma reunir anualmente 30 mil pessoas.