O feriado de Páscoa causa preocupação a prefeitos dos municípios do Litoral Norte com a possibilidade de aumento da circulação de pessoas nas praias e no comércio. Administrações de quatro municípios ouvidas por GaúchaZH informaram que vão aumentar o rigor nas medidas de isolamento social para prevenção ao contágio pelo coronavírus.
Em Tramandaí, a prefeitura afirmou que vai isolar o calçadão à beira-mar para evitar aglomeração a partir da manhã de sexta-feira (10). Gradis e fitas de isolamento serão instalados em um trecho de pouco mais de 1,5 quilômetro, que costuma ser o mais movimentado. O bloqueio será entre as avenidas da Igreja e Protásio Alves, nas proximidades da plataforma.
A Guarda Municipal também vai solicitar para que as pessoas mantenham o distanciamento de dois metros entre elas. As academias ao ar livre devem ser isoladas. O prefeito Luis Carlos Gauto afirmou que o objetivo é evitar muitas pessoas se exercitando no mesmo local e ao mesmo tempo.
— Tem uma característica diferente no litoral que grande parte dos moradores são de terceira idade. Estamos tendo muito cuidado com eles, vacinando em casa, pedindo para que não saiam. Com a chegada de pessoas de outras cidades, circulando no comércio, aumenta o risco para nossos idosos — disse.
Em Torres, a prefeitura bloqueou, na quarta-feira (8), os acessos aos principais pontos turísticos: praias da Guarita e dos Molhes e Morro do Farol. O prefeito Carlos Souza teme pelo sistema de saúde da região com maior número de pessoas. Ele lembra que a cidade já tem 10 casos confirmados de covid-19 e 40 suspeitos, mas que testes não estão sendo feitos.
Em Capão da Canoa, a prefeitura vai aumentar as barreiras de fiscalização de veículos que chegam na cidade — medida adotada ainda no início da pandemia de coronavírus. Em ao menos duas das entradas ao município, agentes da prefeitura e a Brigada Militar estarão em maior número durante o feriado que nos demais dias da semana. Um questionário com perguntas deve ser feito para os ocupantes dos veículos. A febre também será aferida com um termômetro infravermelho.
— Estamos conversando com as pessoas. Queremos saber de onde vieram e por que estão vindo, se têm algum problema na sua cidade ou problema de saúde. Entregaremos um panfleto também com todas as orientações — detalhou o prefeito Amauri Germano.
Além diss, o prefeito promete uma ação "mais acirrada" para impedir a circulação de idosos. Segundo ele, uma reunião feita com a Brigada Militar definiu que pessoas acima de 60 anos que estiverem caminhando em locais com aglomeração ou em deslocamento para atividades não essenciais serão acompanhadas até suas casas. Se houver resistência, afirmou, a pessoa deve ser levada para a delegacia.
Em Cidreira, a prefeitura já diz ter percebido aumento no movimento nesta quinta-feira (8). A administração municipal pretende aumentar a fiscalização do cumprimento do decreto do governo do Estado, que permite somente a abertura do comércio considerado essencial.
Decreto do RS para praias
Desde 20 de março, decreto do governo Eduardo Leite (PSDB) proíbe permanência de pessoas na faixa de areia das praias gaúchas. O documento também determina que os prefeitos não limitem apenas a moradores a entrada em suas cidades, como ocorreu em Capão da Canoa.