O governador Eduardo Leite vai assinar, na noite desta sexta-feira (20), decreto determinando que as pessoas não permaneçam na faixa de areia das praias do Estado. O documento também prevê que os prefeitos não limitem apenas a moradores a entrada em suas cidades.
A ação é uma resposta ao deslocamento para municípios litorâneos, desde que empresas e escolas determinaram que empregados e estudantes fiquem em casa para reduzir o risco de contágio do coronavírus.
Nos últimos dias, prefeitos do Litoral Norte demonstraram preocupação com o clima de veraneio que instalou na região. Nesta sexta-feira, a prefeitura de Capão da Canoa determinou o fechamento da maioria das entradas da cidade.
O decreto também deverá trazer regras para a atuação das prefeituras, limitando ações de bloqueio.
Durante pronunciamento ao vivo no Facebook, na noite desta sexta-feira (20), Leite adiantou alguns pontos do decreto. O chefe do Executivo afirmou mais de uma vez que “quarentena não é férias”, destacando que a situação é “séria, grave e em todo o Estado”. Em seguida, além da questão das praias, o governador enfileirou uma série de restrições.
Lojas de conveniência
Leite anunciou restrição no horário de atendimento em lojas de conveniências de postos de combustíveis no Estado. Conforme o governador, a operação nesses locais ficará restrita ao período entre 7h e 19h. Segundo o chefe do Executivo, essa medida ocorre porque parte da população estaria usando esse locais para festejar em tempos de quarentena:
— Recebemos relatos de cidadãos se aglomerando em postos de gasolina para fazerem confraternizações, tendo em vista que o período da quarentena estaria soando para essas pessoas como férias.
Serviços essenciais
No pronunciamento, Leite destacou os serviços e atividades essenciais que não podem parar no Estado mesmo diante das restrições determinadas no enfrentamento ao coronavírus.
Assistência médica e hospitalar, produção, distribuição e comercialização de medicamentos, produtos de higiene e de alimentos, tratamento e abastecimento de água, geração, transmissão e distribuição de energia elétrica, gás e combustíveis, coleta e tratamento de lixo e de esgoto e segurança privada estão nessa lista.