O Diário Oficial do Estado publicou mais três decretos homologando a situação de emergência de municípios gaúchos atingidos pela estiagem. O reconhecimento atinge as seguintes cidades:
- Aceguá
- Arvorezinha
- Caiçara
- Canudos do Vale
- Carlos Gomes
- Caseiros
- Catuípe
- Cruzaltense
- Dilermando de Aguiar
- Erebango
- Floriano Peixoto
- Fortaleza dos Valos
- Ipê
- Nova Ramada
- Viadutos
Estes municípios já apareciam na lista divulgada no sábado (4) pela Defesa Civil Estadual, em relação que conta com 255 das 497 cidades gaúchas. Outros 17 municípios já fizeram registro no sistema integrado do órgão, podendo também publicar decretos nos próximos dias.
Reservatórios móveis estão sendo distribuídos para as comunidades mais afetadas com a falta de chuva. Até agora, 28 cidades já foram beneficiadas com o empréstimo de 39 equipamentos, que tem capacidade de 4,5 mil litros cada.
Além disso, a Secretaria Estadual de Obras divulgou a súmula de um termo de cooperação com o município de Mariano Moro, que também está em situação de emergência. Serão feitas perfurações de dois poços para abastecimento de água potável de 18 famílias residentes nas linhas Faggion e Banhadão.
Até sexta-feira (3), 112 cidades gaúchas tiveram a situação de emergência reconhecida pela União. A partir do reconhecimento, as prefeituras devem iniciar o processo de apresentação de documentos e plano de trabalho para o recebimento dos recursos do governo federal.