A Montadora General Motors exportará para Colômbia e Argentina, a partir do Porto do Rio Grande, mais de 1.200 automóveis do modelo Onix e Onix Plus. O primeiro embarque com 216 unidades para a Colômbia ocorre nesta sexta-feira (3), mas as condições climáticas atrapalham a partida. A carga é considerada a última produzida pela GM em Gravataí, antes das férias coletivas realizadas por conta da covid-19.
O vento forte fez com que a operação, que estava programada para se iniciar nesta quinta-feira (2), fosse suspensa momentaneamente. No dia 1º de abril, o navio Jasper Arrow, com bandeira de Bahamas, atracou no cais público do Porto do Rio Grande para realizar o embarque. O outro embarque será feito no dia 8 pelo navio de Gral San Martin, e o carregamento será de 1.060 automóveis.
As duas operações têm previsão de aproximadamente 24 horas de duração e envolvem 90 trabalhadores avulsos e 40 colaboradores dos operadores portuários. Neste ano, já foram realizados outros dois embarques da modalidade na cidade. Em 2019, o Porto do Rio Grande movimentou um total de 31.722 veículos, entre desembarque e embarque.