Com o compromisso de conectar os gaúchos e contribuir para uma vida melhor, o Grupo RBS, por meio da Fundação Maurício Sirotsky Sobrinho (FMSS), busca dar visibilidade para temas de impacto social no Estado. Esse é o mote da campanha lançada pela RBS que proporciona prestação de contas à sociedade e valoriza os resultados das quatro ações sociais realizadas pela FMSS em 2019.
Uma é a doação de mídia, pela qual a FMSS e o Grupo RBS cedem espaços nos veículos para a divulgação de projetos e causas sociais. Em 2019, mais de R$ 35 milhões foram investidos para beneficiar 90 entidades com veiculações em TV, rádio, jornal e digital. É o caso da Casa do Menino Jesus de Praga, beneficiada pela iniciativa desde 2014.
— As procuras pela instituição aumentaram significativamente, e o pessoal passou a nos conhecer mais. Para nós, que vivemos apenas de doações, a visibilidade é muito importante. Mais pessoas conhecem o nosso trabalho e veem o que estamos fazendo — afirma a coordenadora de comunicação da casa, Carolina Volpato.
Outra ação valorizada na campanha é o Prêmio RBS de Educação, que anualmente reconhece educadores que incentivam a leitura em escolas do Estado. Na 7ª edição, foram 231 projetos enviados, R$ 41 mil distribuídos e 20 premiados. Entre eles, o professor Luiz Fernando Lamb Balon, vencedor na categoria Escola Pública.
— Em um cenário em que a educação é tão pouco vista, a Fundação dá um espaço que permite o lugar de fala — relata Luiz.
Para Mônica Azevedo, vencedora na categoria Escola Privada, o prêmio proporciona reconhecimento a educadores e alunos:
— O Prêmio RBS de Educação valoriza o que é feito na sala de aula, validando o trabalho de professores e mediadores de leitura.
Com os editais, as ações da FMSS estendem-se a projetos de apoio a crianças e adolescentes, além do esporte e da cultura, por meio do patrocínio de projetos via leis de incentivo fiscal. Em 2019, foram mais de 5 mil crianças e jovens de sete ONGs selecionadas com a quantia de R$ 201 mil.
O Instituto Renato Borghetti de Cultura e Música (IRB), que atende 530 crianças no projeto Fábrica de Gaiteiros, foi uma das instituições beneficiadas.
— É muito importante que entidades como a FMSS entendam e apoiem o projeto que, assim como a Fundação, tem a filosofia de incentivar a educação e a cultura, que são as melhores ferramentas de transformação social — destaca Borghetti.
Propósito
Já o Funcriança RBS, criado em 2015, visa incentivar colaboradores do grupo a destinarem parte de seu imposto de renda devido para os Fundos Municipais da Criança e do Adolescente, resultando em R$ 134 mil doados para 11 ONGs.
Para valorizar as iniciativas e destacar os resultados das ações, a campanha institucional da FMSS terá peças publicitárias nos jornais e nas redes sociais da RBS e da própria Fundação, em agradecimento a todos os que participaram e apoiaram os projetos, além de dar visibilidade para a comunicação como forte meio de mudança.
— Os quatro projetos sociais destacados na campanha são exemplos práticos do propósito da RBS de estar próxima dos gaúchos e contribuir para uma vida melhor.
A partir da comunicação, damos visibilidade para projetos que fazem a diferença para a comunidade em que atuam e colaboramos para a transformação positiva da sociedade – destaca o CEO do Grupo RBS, Claudio Toigo Filho.