Moradores de ao menos 21 cidades do Rio Grande do Sul, incluindo Porto Alegre, relatam falta de luz na tarde desta quarta-feira (15). O problema ocorreu por volta das 16h. A maior parte dos relatos é de que o serviço foi interrompido por alguns minutos e voltou em seguida.
Na Região Metropolitana, a falta de luz afetou a operação do trem, que opera em velocidade reduzida. Segundo a Trensurb, o problema também impede a circulação de mais composições, " prejudicando a prestação de serviços no horário de pico". Às 16h50min, o intervalo entre as viagens nos dois sentidos era de 10 minutos.
A CEEE e a RGE afirmam que a instabilidade no sistema elétrico foi provocada por causa externa, afetando a transmissão de energia em diversos pontos do RS.
Em nota, o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) informou que registrou, às 15h43min, uma interrupção de carga equivalente a 600 MW no Rio Grande do Sul. A normalização do serviço foi iniciada às 15h55min e, às 17h46min, todas as cargas haviam sido restabelecidas. "As causas da ocorrência ainda estão sendo investigadas junto aos agentes da região", finaliza o ONS.
Confira as cidades com registro de falta de luz
Alvorada, Alegrete, Arroio do Meio, Butiá, Canoas, Camaquã, Cachoeirinha, Guaíba, Encruzilhada do Sul, Esteio, Igrejinha, Lajeado, Gravataí, Porto Alegre, Minas do Leão, Novo Hamburgo, São Sebastião do Caí, Sapiranga, Parobé, Pelotas e Viamão.
Curto-circuito em Porto Alegre
Quase simultaneamente ao apagão, houve curto-circuito que causou um princípio de incêndio em uma subestação de Porto Alegre. O incidente ocorreu na Avenida Senador Tarso Dutra. Segundo a CEEE, 18 mil clientes ficaram sem luz por mias de uma hora.