O diretor do jornal Semanário, de Tupanciretã, e presidente da Associação dos Jornais do Interior do Rio Grande do Sul (Adjori-RS), Renato Cesar de Carvalho, morreu neste domingo (8), em Cruz Alta, no noroeste do RS. Renatinho, como era conhecido, tinha 65 anos e faleceu de falência múltipla de órgãos decorrente de uma infecção urinária.
O jornalista estava internado no Hospital São Vicente de Paulo em Cruz Alta desde o final de setembro, onde fazia tratamento. Segundo o vice-presidente da entidade, Jair Francisco de Souza, Renatinho sempre batalhou pelos jornais do interior do Estado.
— Ele deixa um legado para todos que lutam pela comunicação e pelo jornalismo. A admiração que temos por ele era muito grande. Sempre batalhando, buscando o melhor, sem nunca reclamar de nada — comentou.
Em nota publicada no site da Adjori-RS, os colegas lamentam a morte de um "ícone do jornalismo do interior". Conforme o documento, Carvalho esteve à frente da organização de congressos dos jornais do Interior e do espaço Casa dos Jornalistas do Interior na Expointer.
O jornalista deixa a esposa, dois filhos e dois netos. O corpo está sendo velado na capela da funerária São Camilo, em Tupanciretã, na Região Central. O enterro será às 11h desta segunda-feira (9), no cemitério municipal.