Um incêndio de grandes proporções atinge, na tarde deste domingo (22), uma área de transbordo de lixo de Balneário Pinhal, no Litoral Norte. As causas do incêndio ainda são desconhecidas.
Segundo a prefeita de Balneário Pinhal, Márcia Tedesco, cerca de 20 pessoas que moram próximo ao local e tentaram retirar pertences das casas precisaram de atendimento médico devido à inalação da fumaça tóxica. Elas foram levadas ao posto de saúde do município para receberem oxigênio por precaução.
As chamas ainda consumiram totalmente um galpão de reciclagem e danificaram parcialmente uma casa. O fogo foi controlado por volta das 17h30min, evitando que as chamas se alastrassem pelas casas no entorno.
— Desde que assumi já foram cinco incêndios, mas nunca dessa envergadura — disse a chefe do executivo.
Como Pinhal não possui guarnição do Corpo de Bombeiros, uma força-tarefa com auxílio de outras cidades foi montada. Além dos Bombeiros de Cidreira, Imbé e Osório, um caminhão-pipa foi emprestado pela prefeitura de Capivari do Sul. Máquinas foram usadas para derrubar muros e conter o avanço das chamas com o vento intenso que atinge a cidade.
A prefeitura está preparando o ginásio municipal para receber famílias se a fumaça permanecer durante a noite. Moradores de pelo menos quatro casas vão passar a noite fora devido à aproximação com a área incendiada.