Faltando menos de 20 dias para o final do ano, o novo pórtico de entrada da cidade de Agudo, previsto para ser entregue nos próximos dias, não tem mais data para inauguração. O motivo é que, com o aumento na altura e largura da estrutura, vai ser preciso modificar o local de alguns postes de energia elétrica da RGE, para não correr riscos de dano à rede.
Conforme a prefeitura, a obra, que começou ainda em agosto deste ano, não está nem na metade, pois houve muita chuva entre setembro e outubro, e há mais de 30 dias parou por conta das questões envolvendo os postes.
Em 15 de setembro de 2018, o pórtico, que fica na intersecção das rodovias RS-287 e RS-348, teve parte da estrutura derrubada por um caminhão que passou com a caçamba erguida pelo local.
A obra é executada pela empresa C.H. Roggia Construções Ltda, que venceu o processo de licitação da prefeitura, em abril de 2019. O custo estimado da obra passa dos R$ 78 mil. A nova estrutura será mais alta e mais larga, conforme exigências do Departamento Autônomo de Estradas e Rodagem. O pórtico terá 14 metros de comprimento, dois de largura e sete metros de altura. O novo pórtico seguirá o mesmo padrão do anterior, construído em 1922: cor marrom e cobertura em aluzinco estilo colonial. Agora, terá também uma estrutura metálica, para dar mais segurança.
Além da prefeitura, o Rotary Club e a empresa Mocofar, dona do caminhão que derrubou o pórtico, também financiam parte do projeto.