A Prefeitura de Cachoeira do Sul publicou o edital para a licitação do transporte público do município. O documento prevê contrato de 15 anos — podendo ser prorrogado por mais 15 — e o método de escolha da empresa vencedora será pelo preço da tarifa a ser ofertada aos usuários.
O valor do contrato é de R$ 172,3 milhões. O número é estimado segundo a tarifa máxima prevista para a passagem de ônibus, de R$ 4,26.
A maior parte das exigências se trata da frota. A idade média dos ônibus não pode ser superior a seis anos, sendo que a máxima de cada veículo não pode passar dos 10 anos. A acessibilidade deve ser em todos os veículos desde o começo dos serviços. Já a climatização deve ser em toda a frota dentro de cinco anos, mas no começo do serviço, pelo menos 30% dos ônibus deve contar com ar-condicionado.
O documento detalha também dimensões e especificações técnicas quanto aos veículos. Os veículos devem ser equipados também com GPS, de indicação de localização em tempo real, e sistema para futura bilhetagem eletrônica. A cor da frota será definida pela Prefeitura Municipal.
As empresas interessadas devem entregar os documentos para a habilitação separados da proposta financeira, até o dia 9 de dezembro, às 9h. A abertura dos envelopes e posterior escolha da empresa a realizar o serviço se dará no mesmo dia, na Secretaria Municipal de Administração. Não podem participar do certame pessoas reunidas em cooperativa de trabalho, ou qualquer outra forma de associação.