As três famílias que estavam fora de casa em Triunfo, na Região Carbonífera, voltaram para casa nesta terça-feira (12), com a permanência do tempo seco no Rio Grande do Sul. Conforme o coordenador da Defesa Civil, Rafael Vieira, a união dos rios Jacuí e Taquari segue três metros acima do nível normal, mas não atinge mais as residências.
Em São Jerônimo, também na Região Carbonífera, as 200 pessoas que seguiam desalojadas (em casas de parentes e amigos) devem retornar para suas residências ainda nesta terça.
— O (nível do) rio baixa lentamente, mas a situação começa a se normalizar na cidade — diz a coordenadora Leni de Almeida.
Em São Jerônimo, a Defesa Civil está empenhada na homologação do decreto de emergência, que foi assinado pela prefeitura.
— Estamos reunindo todos os documentos para acelerar o processo no governo do Estado — detalha.
Em Cachoeira do Sul, na Região Central, 12 famílias seguem desabrigadas, mas seis conseguiram voltar para casa ainda na segunda-feira (11). A Defesa Civil fará uma nova avaliação, no final da tarde desta terça, para verificar a possibilidade de mais famílias retornarem para suas residências