A chuva que atinge o Estado e causou cheia nos rios ainda deixa mais de 280 pessoas fora de casa na Região Central. Há famílias desabrigadas e desalojadas em Cachoeira do Sul e Rosário do Sul. Em Cachoeira do Sul, o nível do rio Jacuí estabilizou e está 5,85 metros acima do normal. Há, no momento, 42 famílias afetadas pela cheia – o que totaliza 130 pessoas fora de casa, conforme a Defesa Civil.
Das 42 famílias - 18 estão desabrigadas e foram levadas para o Pavilhão da Fenarroz. Já as 24 desalojadas estão abrigadas em casas de parentes e amigos. Do total de famílias - 41 são do bairro Cristo Rei e uma da localidade de Ferreiros (interior do município). Conforme o coordenador da Defesa Civil de Cachoeira do Sul, Edson das Neves Júnior, elas serão mantidas nestes locais até que o rio volte ao normal:
— Vamos manter as famílias que estão fora de casa nos locais onde estão até que o rio volte a baixar e tenha um nível de segurança. As famílias foram retiradas de maneira preventiva antes que a água chegasse nas suas residências. Trabalhamos com dois eventos adversos. Tivemos na semana passada um vendaval que destelhou 24 residências, foram mais de 50 chamadas entre destelhamentos e árvores caídas. E enquanto tentávamos nos recuperar do vendaval, já começamos a trabalhar e auxiliar as famílias atingidas pela inundação.
Neves destaca ainda que das 24 famílias que tiveram suas casas destelhadas ainda na semana passada em função do vendaval, três seguem desalojadas em residências de parentes. O coordenador da Defesa Civil acrescenta também que entre esta segunda-feira (4) e terça-feira (5) o município decretará situação de emergência pelos danos causados pelo vendaval. Já sobre a cheia, a prefeitura ainda avaliará os prejuízos e verificará a necessidade de outro decreto.
Em Rosário do Sul, o nível do Rio Santa Maria está 6,8 metros acima do normal. De acordo com o coordenador da Defesa Civil no município, Iran Najar, são 50 famílias fora de casa – o que totaliza 195 pessoas afetadas. Do total, 40 famílias – dos bairros Carmelo e Progresso - estão desabrigadas e foram levadas para o ginásio da Escola Municipal Oliveiro Thaddeo. As outras 10 que estão desalojadas foram abrigadas em casas de parentes e amigos. Há necessidade de doações de alimentos que podem ser feitas diretamente no ginásio da escola.
Estabilidade
Já em São Gabriel, o nível do Rio Vacacaí reduziu ainda mais e está, no momento, 2,25 metros acima do normal. Com isso, conforme a Defesa Civil, praticamente todas as 60 famílias que estavam desalojadas retornaram para suas casas. A prefeitura solicita doações de móveis em bom estado e materiais de limpeza que podem ser entregues na secretaria de Assistência Social.