O município de São Gabriel, na Fronteira Oeste, já contabiliza mais de 60 casas atingidas pela cheia do Rio Vacacaí, que está com 6,35 metros acima do nível normal. Segundo a Defesa Civil, são cerca de 240 pessoas desalojadas, que estão em residências de parentes e amigos. Número que pode aumentar, já que o rio continua subindo. Outras 30 casas foram destelhadas pela queda de granizo na madrugada da última quarta-feira (30).
Conforme o secretário de Desenvolvimento Rural de São Gabriel, Carlos Cleber Dias Leal, esta é a quinta enchente que o município enfrenta no ano e a segunda neste mês.
— Temos procurado nos manter à disposição da comunidade com toda a nossa equipe e maquinários para ajudar emergencialmente as famílias atingidas. Estamos levando a população ribeirinha para casas de familiares, assim como parte de seus pertences e utensílios domésticos, já que o rio continua subindo e isso nos preocupa — declarou o secretário.
O prefeito Rossano Dotto Gonçalves decretou situação de emergência no município ainda na quarta-feira. Há ruas com bloqueios em São Gabriel nos bairros Mato Grosso, Beira-Rio, Passo da Lagoa e Bom Fim, na Vila Maria e também na RS-630.
Situação em Santa Maria
Em Santa Maria, na Região Central do Estado, técnicos da Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan), fazem o monitoramento do nível do Rio Vacacaí-Mirim na região da barragem do DNOS, que fica no Bairro Campestre do Menino Deus e é responsável por 30% da água consumida na cidade.
A grande quantidade de chuva dos últimos dias trouxe preocupação aos moradores. Somente na quarta-feira, choveu 72 milímetros em Santa Maria. De acordo com a Corsan, apesar da grande quantidade de chuva, as equipes estão monitorando os níveis da barragem e não existe risco em relação a rompimento. A Defesa Civil afirma que a estrutura da barragem não foi afetada.
Outra questão que é motivo de alerta para a Defesa Civil de Santa Maria é a enchente do Rio Vacacaí. A expectativa é de que a cheia que já afeta São Gabriel e o balneário Passo do Verde — que tem aproximadamente 30 casas — chegue a Santa Maria entre esta quinta-feira (31) e sexta-feira (1°). Depois de 72 horas, a água também chega em Restinga Sêca.