Conforme o último levantamento da Defesa Civil, divulgado no final desta manhã desta quinta-feira (31), subiu de 13 para 27 o número de municípios atingidos pelos temporais em vários pontos do Estado (veja a lista abaixo). Uma das cidades afetadas é Porto Alegre, que sofreu danos principalmente no bairro Lami, na Zona Sul.
Em relação à falta de energia elétrica, até as 15h, eram 139 mil pontos sem luz no Rio Grande do Sul.
O balanço da Defesa Civil, que compreende dados desde a última terça-feira (29), revela ainda que 6.857 pessoas foram atingidas, das quais mais de 300 tiveram de deixar suas casas. Ao todo, são 20 desabrigadas (levadas a abrigos públicos), em Dom Pedrito, e 286 desalojadas (abrigadas na casa de amigos ou parentes), a maioria em São Gabriel.
A Defesa Civil contabiliza 1.547 locais atingidos, sendo a maioria residências, mas há também prédios públicos como escolas, quartel da Brigada Militar, delegacia de polícia, entre outros. Os municípios foram atingidos por chuva intensa, alagamentos, granizo, vendaval e enxurrada, sendo cinco com situação de emergência decretada: Ibarama, Santana do Livramento, Bagé, São Gabriel e Dom Pedrito.
Entre a noite de quarta-feria e a madrugada desta quinta-feira, Lagoa Vermelha registrou vários problemas. Segundo a Defesa Civil, há relatos de postes de iluminação danificados, casas destelhadas, inclusive parte do hospital, pontos sem energia elétrica e bombeiros realizam atendimentos em vários bairros.
A Defesa Civil alerta para previsão de chuva forte, rajadas de vento, ocorrência de raios e queda granizo no norte e no noroeste do Estado nesta quinta-feira. O órgão disponibiliza o telefone 199 para emergências.
Municípios atingidos
- Santana do Livramento - Vendaval e alagamentos
- Dom Pedrito - Vendaval
- Bagé - Vendaval
- Cachoeira do Sul - Vendaval
- Piratini - Granizo
- Canguçu - Granizo
- Santa Maria - Vendaval e chuvas intensas
- São Gabriel - Vendaval e alagamentos
- São Pedro do Sul - Vendaval
- Arroio do Tigre - Enxurrada e granizo
- Formigueiro - Chuvas intensas e alagamentos
- Porto Alegre - Vendaval e granizo
- Montenegro - Vendaval
- Dilermando de Aguiar - Vendaval
- Ibarama - Chuvas intensas e alagamentos
- Pinhal Grande - Enxurrada
- Gramado - Vendaval
- Cristal - Alagamentos
- Camaquã - Não informado
- Lagoa Vermelha - Vendaval
- Capão do Leão - Chuvas intensas
- Santana da Boa Vista - Chuvas intensas
- Jacuizinho - Chuvas intensas
- Gramado Xavier - Granizo
- Doutor Ricardo - Enxurrada
Rios
A Defesa Civil informou que há registro de rios com elevação do nível da água, mas nenhum que tenha transbordado e atingido residências. Há alerta, até as 13h, para apenas um afluente do Rio Uruguai, no município de Quaraí, na Fronteira Oeste. Além disso, outros quatro estão sendo monitorados no Estado por estarem no chamado estágio de atenção.
Energia Elétrica
Em relação à energia elétrica, o número de pontos atingidos diminuiu no final desta manhã. Eram pouco mais de 227 mil locais por volta das 8h, montante que passou para cerca de 214 mil logo depois das 11h.
A CEEE divulgou novo balanço neste último horário com uma redução em 13 mil pontos. As áreas mais atingidas foram as regiões Centro-Sul, Campanha e Sul.
Já a RGE segue com o número de 170 mil pontos sem energia elétrica, com a Serra e o Norte, região do Planalto, sendo as áreas mais atingidas. Um novo balanço deve ser atualizado nas próximas horas.