Um novo serviço estará à disposição da população de Pelotas, no sul do Estado, a partir desta sexta-feira (4): o compartilhamento de bicicletas. No modelo dockless, em que não há a necessidade de paradouros, a cidade contará inicialmente com cem veículos, espalhados por 14 estações na zona urbana.
O aluguel das bicicletas na cidade será promovido pela prefeitura em parceria com a empresa Serttel. Os usuários poderão utilizar um aplicativo (disponível para as plataformas Android e iOS) e terão duas modalidades como opção: por tempo, em que a cada 15 minutos de viagem é cobrada a taxa de R$ 1,50; e assinatura mensal, em que o usuário pagará R$ 20 para utilizar o sistema quantas vezes quiser dentro de 30 dias.
Cada bicicleta terá travas eletrônicas que serão desbloqueadas pelos usuários através da câmera dos celulares, por meio do QR Code. Essas travas são carregadas por energia solar.
Fora do horário de funcionamento, as bicicletas com pouca carga serão encaminhadas à central para serem recarregadas, e os técnicos e mecânicos da Serttel permanecem de prontidão para solução de eventuais problemas.
As bicicletas terão duas cores: amarelo e preto, e pesam 20 quilos. Os bancos podem ser ajustados de acordo com a altura do usuário, visando ao maior conforto durante as viagens.