Uma chuva de granizo que atingiu a cidade de Lagoa Vermelha, no norte do RS, na tarde desta quinta-feira (17), danificou cerca de quatro mil casas, conforme a prefeitura. As pedras caíram em dez bairros do perímetro urbano da cidade e chegaram a cobrir de branco algumas ruas da região central da cidade.
Segundo o prefeito Gustavo Bonotto, os estragos ainda estão sendo contabilizados pelas equipes que estão prestando apoio nas ruas. Algumas das casas atingidas tiveram seus telhados destruídos e começaram a receber lonas ainda nesta tarde.
— Foi uma severidade nunca antes vista — lamentou o prefeito.
Logo após a chuva, cinco famílias procuraram ajuda em abrigo municipal, mas vão passar a noite na casa de amigos ou parentes. A prefeitura conseguiu apoio de outras cidades para conseguir lonas e telhas, mas ainda precisa de doação de colchões, roupas, calçados e água mineral. Quem quiser ajudar pode entrar em contato com a Defesa Civil municipal pelo telefone (54) 99688-7233.
Bonotto afirma que acionou a Defesa Civil Estadual, que já está dando auxílio aos moradores. Assim que os dados forem contabilizados, ele pretende decretar situação de emergência.