Subiu para 13 o número de municípios que registraram estragos por causa do mau tempo que atinge o Rio Grande do Sul desde terça-feira (29). No mais recente balanço da Defesa Civil, divulgado às 17h desta quarta (30), Porto Alegre, Montenegro, Dilermando de Aguiar e Ibarama entraram na lista.
O número de usuários sem energia elétrica aumentou durante a noite. Na área da RGE, segundo o último balanço, são 94 mil pontos. Além das áreas que estavam afetadas, a Serra também passou a registrar falta de luz.
Na área de atuação da CEEE são 68,7 mil pontos sem energia. Os principais problemas estão nas áreas rurais das cidades de Pantano Grande, Mariana Pimentel, Morro Redondo, Arroio do Padre, Dom Feliciano, Canguçu, Pelotas, Lavras do Sul e Rio Grande.
Em Ibarama, uma enxurrada elevou o nível de rios da bacia do Jacuí e inundou ruas da cidade nesta tarde. Ainda não há informação sobre pessoas desalojados ou estragos em casas causados por essas cheias. A Defesa Civil e a Prefeitura estão mobilizadas atentando os atingidos pela água.
Já Porto Alegre registrou na Defesa Civil três casas destelhadas e diversas quedas de árvores. O local mais atingido, até o momento, foi Dom Pedrito. Na cidade, mil residências foram danificadas pelo temporal de terça, que ainda afetou serviços públicos.
Ao todo, são mais de 6 mil pessoas atingidas e 1.359 casas danificadas. Das pessoas atingidas, 20 foram desalojadas até agora.
Cidades afetadas
- Santana do Livramento - Rajadas de vento e forte chuva causaram pontos de alagamento e destelhamento, danificando 20 residências. Ventos chegaram a 112 Km/h.
- Dom Pedrito - Três escolas, quartel, delegacia da Polícia Civil e alguns estabelecimentos comerciais foram destelhados ou sofreram infiltração da chuva. Parte da cidade ainda sem energia elétrica e foi registrado desabastecimento de água em seis bairros. Inúmeras árvores caídas. Relatos de falta de energia e queda de árvores em localidades do interior. Ventos de 145 Km/h.
- Bagé - Alagamento em vários pontos do município devido ao volume de chuva em poucas horas. Os ventos chegaram a 125 Km/h.
- Cachoeira do Sul - Rajadas de vento destelharam casas e derrubaram árvores. Os ventos chegaram a 93 Km/h.
- Piratini - Casas parcialmente destelhadas por ação do vento e do granizo. As rajadas de vento chegaram a 45 Km/h. Aulas suspensas em oito escolas, aproximadamente 700 alunos devidos a problemas nas estradas.
- Canguçu - Casas parcialmente destelhadas por ação do vento e do granizo. As rajadas de vento chegaram a 45 Km/h.
- Santa Maria - Casas destelhadas, árvores caídas, falta de energia em vários pontos, além de vias obstruídas. As rajadas de ventos chegaram a 65 Km/h.
- São Gabriel - O temporal que atingiu o município durou cerca de três minutos, causando o destelhamento de casas, porém a preocupação agora é com os alagamentos, devido à elevação do nível dos rios. As rajadas de vento chegaram a 90 Km/h.
- São Pedro do Sul - Casas destelhadas e queda de árvores. As rajadas de vento chegaram a aproximadamente 65 Km/h.
- Porto Alegre e Montenegro - Lonas foram distribuídas pela Defesa Civil, mas não houve registro de casos graves.
- Dilermando de Aguiar e Ibarama - Equipes mobilizadas nas ruas realizando o levantamento dos estragos causados pelo vento e pela chuva.