Um trecho de 13 quilômetros da BR-116, rodovia que o Exército está duplicando, pode ser liberado para tráfego de veículos, na altura de Barra do Ribeiro, até agosto deste ano. A perspectiva foi dada pelo comandante do 1º Batalhão Ferroviário de Lages (SC), Cleber Arruda, que comanda as obras. Ele destacou que a decisão dependerá do aval do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit).
O trecho, entre os quilômetros 314 e 327, já teve uma camada de asfalto aplicada e, conforme Arruda, poderia ser liberado para tráfego nestas condições por um período determinado de tempo. Outras duas camadas asfálticas ainda serão aplicadas.
Até o fim de 2019, o Exército projeta ter aplicado a primeira camada de asfalto em 33 quilômetros da duplicação.
Nesta sexta-feira (3), o comandante-geral do Exército, general Edson Leal Pujol, vistoriou as obras. A duplicação de 50 quilômetros da BR-116 está sendo realizada pelas equipes de engenharia do Exército, após atrasos das empreiteiras inicialmente contratadas. A previsão é concluir os trabalhos até fevereiro de 2021.
Atualmente, a obra conta com atuação de 124 militares, dos 250 previstos para atuar na duplicação. Ao menos 70 viaturas e máquinas do Exército estão sendo utilizadas.