A Polícia Civil localizou alimentos vencidos em três escolas municipais de Mostardas, no sul do RS. As ações foram realizadas na manhã desta terça-feira (16) após denúncias de que produtos vencidos estavam sendo oferecidos na merenda escolar.
— Visitamos quatro escolas do município. Em três delas encontramos produtos com a data de validade vencida ou apagada — comentou o delegado André Roese.
O delegado afirmou que, em uma das escolas, uma caixa com produtos vencidos foi encontrada na sala da direção. Foram apreendidos achocolatados, sachês de maionese, sacos de arroz, farinha e feijão. Funcionários informaram que os insumos fora da validade chegaram ao estabelecimento de ensino através de doações.
Em uma das escolas, foram encontrados frascos de maionese com data de validade de 18 de maio de 2018. A polícia informou ainda que será instaurado um inquérito para apurar detalhes do caso. A Vigilância Sanitária de Mostardas participou da ação.
O prefeito de Mostardas, Moises Pedone, disse que recebeu a informação sobre o caso com surpresa e que solicitou abertura de sindicância para investigar os problemas. Pedone também determinou o afastamento da nutricionista responsável pelas escolas e da chefe do setor de distribuição até o fim da apuração.
— É um fato isolado. Nesses dois anos e quatro meses nos quais estou no governo, eu nunca recebi reclamação da nossa merenda. Pelo contrário, as pessoas, pais elogiaram a nossa merenda.
Pedone disse que vai tomar todas as medidas para apurar o caso e que será o primeiro a punir caso a falha seja apontada.