A Prefeitura de Agudo, na Região Central, divulgou o edital da licitação para a reconstrução do pórtico de entrada da cidade. A abertura dos envelopes será no dia 8 de abril.
Além da prefeitura, o Rotary e a empresa Mocofar, dona do caminhão que derrubou o pórtico em setembro do ano passado, também financiarão parte do projeto. O valor orçado, conforme o documento publicado em 20 de março é de pouco mais de R$ 67 mil.
A nova estrutura será mais alta e mais larga, conforme exigências do Departamento Autônomo de Estradas e Rodagem (Daer). Ele passará dos atuais 12 metros de largura por 6 metros de altura para 14 metros de largura e 7 metros de altura.
O novo pórtico seguirá o mesmo padrão do anterior, construído em 1922. A estrutura continuará com a cor marrom e cobertura em aluzinco estilo colonial. Agora, terá também uma estrutura metálica, para dar mais segurança.
Na madrugada de 15 de setembro do ano passado, o pórtico, que fica na intersecção das rodovias RS-287 e RS-348, teve parte da estrutura derrubada depois que um caminhão passou com a caçamba erguida pelo local.
Depois do acidente, a empresa dona do caminhão que danificou a estrutura pagou a quantia de R$ 23 mil à prefeitura, conforme cálculo feito pelo setor técnico da prefeitura.
A expectativa da prefeitura é de que até julho deste ano, o pórtico volte novamente a ser o cartão-postal que dá acesso ao município de 17 mil habitantes.