A prefeitura de Agudo trabalha para viabilizar até março a abertura da licitação para contratar a empresa responsável pela reconstrução do pórtico de acesso ao município. A sinalização mais recente para a obra foi obtida, no fim da semana passada, quando o Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer) concedeu autorização ao Executivo municipal para a reconstrução da estrutura.
Na madrugada de 15 de setembro do ano passado, um caminhão passou com a caçamba erguida por debaixo do pórtico e, com isso, parte da estrutura foi derrubada.
Depois do acidente, a empresa dona do caminhão pagou R$ 23 mil à prefeitura. Porém, a nova construção será de um pórtico maior – mais alto e mais largo – e, por isso, a licitação para reconstrução está estimada em R$ 32 mil. O novo projeto é de que a estrutura passa dos antigos 12 metros de largura por 6 metros de altura para 14 metros de largura e 7 metros de altura.
O custo será arcado pela prefeitura com ajuda do Rotary do município, da mesma forma que ocorreu na construção do primeiro pórtico. O prefeito Valério Trebien (MDB) projeta que, até julho, a estrutura volte a ser cartão-postal da cidade, que tem 17 mil habitantes.