Pela segunda vez, o município de Pomerode, em Santa Catarina, tenta entrar no famoso Guinness World Records, o livro dos recordes. Na primeira oportunidade em 2017, a chamada Osterbaum (árvore de Páscoa) da cidade recebeu o título da maior árvore de Páscoa do mundo, com 82,4 mil casquinhas de ovos naturais.
Neste sábado (9), um ovo de Páscoa de 15 metros de altura e quase nove metros de largura foi medido oficialmente para concorrer ao título de maior ovo decorado do mundo. Com o apoio de drones e a conferência de testemunhas, o arquiteto Rafael Marinelli calculou que a estrutura tem, exatamente, 15,02 metros de altura e 8,72 metros de largura. Os dados serão enviados para o Guiness que irá analisar a documentação e confirmar o recorde em até 10 dias.
A réplica gigante segue o modelo de uma peça menor desenhada pela artista plástica Silvana Pujol, que atua há 56 anos com técnicas de pinturas em ovos com uso de traços geométricos. A artista cedeu o projeto com exclusividade para a Osterfest, festa de Páscoa da ciadde.
– A pintura em ovos é uma tradição familiar e que virou profissão quando vendi a primeira peça para a mãe de uma amiga de escola. Este modelo replicado é um dos sete que apresentei e foi eleito pela organização – conta.
Há dois meses, a estrutura está sendo concebida pelas mãos do artista plástico e escultor João Siqueira. A obra promete ser a nova atração da 11ª Osterfest, que começa em 21 de março e segue até 21 de abril, no município de Pomerode.
– É um trabalho muito difícil, ainda mais pelo pouco tempo que temos para a produção. Um desafio grandioso, desde o projeto, arquitetura, construção da estrutura metálica, até a forração com espuma e tecido. Leva muito tempo, mas fazemos com carinho e o resultado é gratificante – diz Siqueira, sobre o desafio de trabalhar na obra que busca entrar para o Guinness.
No total, seis pessoas estão trabalhando mais de 10 horas por dia para finalizar o que pretende ser o maior ovo de Páscoa do mundo.
Pomerode busca superar o recorde anterior, que pertence à cidade de Alcochete, em Portugal, com uma estrutura de 14,79 metros de altura e 8,40 metros de diâmetro, pintado em 2008.
Rejane Koch Goede, da Associação Visite Pomerode (Avip), organizadora da Osterfest, conta que queriam uma novidade para este ano e após pesquisa descobriram o recorde de maior ovo decorado do mundo no Guinness.
– Pomerode já tem a maior árvore de Páscoa do mundo, por que não ter o maior ovo decorado? Nós encaramos o desafio e começamos a construir o projeto que será gratificado no sábado – explica.
A estrutura ficará disponível para visitação no Centro Cultural até o fim das festividades.